Escola Secundária João de Barros em contacto com a Neumayer III na Antártida


       No dia 26 de maio de 2020, durante o período da manhã irá decorrer no auditório da Escola Secundária João de Barros, escola sede do Agrupamento de Escolas João de Barros, um contacto via radio amador com a Estação Científica alemã na Antártida, a Neumayer III. Este contacto só é possível graças à parceria com o Sr. Luís Califórnia, um membro da Associação Nacional de Radioamadores, (REP- Rede de Emissores Portugueses) que fornece todo o equipamento de rádio necessário para concretizar esta experiência única e concretiza a ligação.

 

Esta parceria com o Sr. Luís Califórnia, proprietário e operador do equipamento de rádio amador vai permitir aos alunos desta escola desenvolver estratégias de comunicação e tirar partido do intercambio cultural e científico que este tipo de contacto possibilita.

Este projeto de contacto com os cientistas da estação visa divulgar, junto dos alunos de Ciências e Tecnologias de 11ºAno, as atividades científicas desenvolvidas nessa estação, nomeadamente sobre alterações climáticas, qualidade do ar, sismologia e campo magnético da terra. Os alunos colocarão, ao cientista da estação destacado para a entrevista, questões sobre os temas indicados.

Este contacto com uma estação científica tão remota que fica completamente isolada vários meses por ano, num ambiente completamente inóspito, é uma oportunidade única para os alunos contactarem com cientistas do mais alto nível que trabalham em condições que poderiam ser extraterrestres, abrindo horizontes aos alunos deste agrupamento. Reconhece-se, também, a importância dos serviços de amador e de amador por satélite como meio de divulgação científica e tecnológica no âmbito das comunicações eletrónicas em geral e das radiocomunicações em particular, dada a inserção dos amadores e das suas associações nas comunidades e fomenta-se o acesso da população em geral, designadamente dos mais jovens, ao contacto com as radiocomunicações por intermédio do radioamadorismo.

       

logo

Construímos futuro(s)

Menu

Contactos

Rua Mário Castrim, Quinta da Mata
2855 - 713 Corroios
E. secretaria@aejoaodebarros.pt
T. 212 559 800/9
T. 925 410 796
F. 212 531 478

Newsletter

Fica atento às novidades e subscreve à nossa newsletter

Segue-nos