Palestra sobre Hipoterapia

Palestra sobre HipoterapiaNo passado dia 13 de Janeiro de 2010 realizou-se uma palestra sobre hipoterapia, atrelagem adaptada e o papel dos pais na deficiência, dirigida pelo Sr. José Manuel Correia do Centro de Hipoterapia e Equitação Terapêutica de Almada, em colaboração com o Professor José Patrício.

Iniciou-se às 11h45m com o Sr. José Manuel Correia que nos falou do que é a hipoterpia, das diferenças entre equitação terapêutica e hipoterapia, a quem se destina e quais as patologias que beneficiam com esta terapia. Dos benefícios para os utentes e de como é constituída a equipa de trabalho. Mostrou-nos ainda, os materiais utilizados nesta prática.

De seguida, falou-nos de atrelagem adaptada e das suas duas vertentes: terapêutica e de competição. É uma alternativa à hipoterapia porque não é necessário subir para o cavalo, que é um dos maiores receios dos utentes. Pessoas com mais peso podem realizar esta terapia e com os mesmos benefícios. Para finalizar, explicou-nos o tipo de cavalo utilizado nestas terapias.

A palestra prosseguiu com o Professor José Patrício, da Escola Básica da Cruz de Pau, que nos falou da sua experiência pessoal, no papel de pai de uma criança portadora de deficiência.

Começou por falar dos sonhos de todos os pais durante a gravidez e de como são destruídos após o nascimento de uma criança especial. Explicou-nos como se sentiu, da nova concepção do mundo que ganhou após esta experiência, o que aprendeu, as barreiras que ultrapassou e as grandes conquistas que teve após as frustrações. Falou-nos ainda das diferentes frases vividas, até conseguir voltar a sonhar.

Apesar de ser possível sonhar novamente, o preconceito e a ignorância perante os cidadãos portadores de deficiência é um grande entrave para que estes tenham uma boa qualidade de vida.

Existem ainda, diferentes perfis de pais: os que rejeitam, os que não aceitam, os que se entregam à infelicidade e finalmente, aqueles que conseguem ser felizes.

Quanto à hipoterapia, explicou-nos que o facto da família participar nas sessões, traz grandes benefícios ao praticante, à família e ao próprio Centro.

Para finalizar, utilizou uma frase de sua autoria que sensibilizou todos os presentes, "Está nas minhas mãos de pai e nas tuas, que construirás o futuro, abrir caminhos para que ela (a filha) possa crescer, escolher e construir o seu mundo."

Escrito pelos alunos Cátia Figueiredo, João Florindo, Luís Simões e Nicole Figueiredo do 12ºB

logo

Construímos futuro(s)

Menu

Contactos

Rua Mário Castrim, Quinta da Mata
2855 - 713 Corroios
E. secretaria@aejoaodebarros.pt
T. 212 559 800/9
T. 925 410 796
F. 212 531 478

Newsletter

Fica atento às novidades e subscreve à nossa newsletter

Segue-nos