Alunos da EB de Corroios celebram o Dia Internacional da Língua Materna

Alunos da EB de Corroios celebram o Dia Internacional da Língua Materna

No dia 28 de fevereiro, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Língua Materna, os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM), dos 9.ºs B e D, compartilharam algumas tradições dos seus países de origem, na Biblioteca da Escola Básica de Corroios.

Tendo como convidados os alunos da turma do 5.ºB, acompanhada pela professora de Português, Carla Noronha, os alunos apresentaram algumas tradições, hábitos, costumes e até curiosidades dos seus países de origem.

Sob a orientação da professora de PLNM, os alunos falaram sobre o casamento tradicional (alambamento) e os diferentes grupos étnicos de Angola; sobre o traje tradicional (quimono), os pratos típicos, as danças tradicionais, as celebrações religiosas, as representações teatrais e os rituais ligados ao misticismo (D'Jambi) de São Tomé e Príncipe.

Foram feitas também apresentações sobre o braai que é uma abreviatura de "braaivleis" que significa "carne grelhada" e que pode ser compreendido como o churrasco sul-africano, sobre o Ramadão, que é o nono mês islâmico, onde os muçulmanos praticam um ritual de jejum chamado saum, sobre o ritual do casamento na Guiné-Bissau e sobre o artesanato, sobretudo, as pulseiras e a cabaça, que, na sociedade guineense, está presente no uso doméstico, em cerimónias tradicionais e em festividades, sendo usada inclusivamente como instrumento musical.

Os alunos terminaram as suas apresentações, falando de Cabo Verde. Abordaram o Dia do Bocado e a quarta-feira de cinzas e o Batuque que é um género musical e uma dança tradicional que se baseia em percussão e voz.

Após as apresentações, houve um momento de partilha e troca de experiências com os alunos e professores presentes.

A celebração do Dia Internacional da Língua Materna foi uma oportunidade para promover o respeito, a tolerância e refletir sobre a importância de preservar e valorizar as línguas maternas e as tradições culturais representadas na escola.

Opiniões dos alunos:

No dia 28 de fevereiro de 2024, na biblioteca escolar, eu e os meus colegas fomos ver os colegas do 9º ano de PLNM. Eles falaram sobre a sua cultura e tradições, sobre o seu país. Eu gostei de todas as culturas e tradições porque aprendi coisas novas. Ouvi sobre Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Paquistão, Angola.

Raquel Fonseca, 5ºB

No dia 28 de fevereiro fomos assistir à apresentação dos alunos de 9º ano, de PLNM para falarem das suas culturas na nossa Biblioteca escolar. Eu gostei muito de assistir, principalmente quando chegou a vez da minha terra: São Tomé e Príncipe. Também falaram de outros países. Fiquei muito espantada com o Ramadão e não poderem comer 1 mês. Gostei muito de assistir.

Liana Costa, 5ºB

No dia 28 de fevereiro eu e a minha turma, em conjunto com a professora fomos à Biblioteca Escolar ver a apresentação de PLNM, dos colegas de 9º ano, sobre as suas culturas. Eu gostei muito e achei interessante. Fiquei a saber muitas coisas interessantes, o que mais gostei foi o D’jambu.

Yanick Gafur, 5ºB

logo

Construímos futuro(s)

Menu

Contactos

Rua Mário Castrim, Quinta da Mata
2855 - 713 Corroios
E. secretaria@aejoaodebarros.pt
T. 212 559 800/9
T. 925 410 796
F. 212 531 478

Newsletter

Fica atento às novidades e subscreve à nossa newsletter

Segue-nos