Informo a comunidade educativa que na reunião do dia 20 de julho, de 2023, foi aprovada a Moção/tomada
No passado dia 2 junho, no pavilhão E, realizou-se uma exposição discreta, devido à situação epidemiológica em que vivemos, dos trabalhos de “MOODING”, realizados na disciplina de IMEI em parceria com a disciplina de Comunicação de Dados. Os alunos transformaram computadores pessoais,
com o intuito de criar uma nova versão do mesmo. Esta prática consiste em alterar a aparência de um computador, o que envolve a personalização da caixa de computador utilizando materiais reciclados,
contribuindo ainda mais com a conscientização ecológica. Grande parte dos alunos usaram materiais que encontraram sem uso. Tornando-se uma Experiência de Reutilização Tecnológica. O espírito do Modding é criar algo único, pessoal.
No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e pelas CPCJ e que decorre durante o presente mês de Abril, a Escola Básica José Afonso desenvolveu, com os seus alunos, algumas atividades de sensibilização para o tema. Cada turma personalizou um laço azul em espuma, que foi colocado posteriormente na entrada da escola, em local visível para todos os que por ali passam. Para o interior, o CAA dinamizou a construção de um laço gigante a partir da pintura das mãos de cada um dos alunos da escola.
A "oficina multidisciplinar" e as aulas dinamizadas pelas professoras da secção de Artes Visuais da Escola Básica de Corroios, contemplam o diálogo em torno da obra de arte e de diferentes momentos da história, sessões de trabalho dentro e fora da sala e culmina na realização de exposições na Escola. As duas últimas semanas, foram dedicadas ao 25 de abril e os alunos puseram "mãos na massa" e realizarem pintura em painel e construção de cravos, conduzidos pelas professoras da secção de Artes Visuais, com o apoio do CAA, da biblioteca da escola e dos assistentes operacionais. Houve espaço para dialogar sobre o que é o 25 de abril, a simbologia do cravo e ouvir histórias relatadas por encarregados de educação. Foi interessante saber o que os alunos sabiam sobre o tema e ouvir os seus comentários após pesquisas e partilhas. A liberdade, os direitos humanos, a democracia e a possibilidade de sermos nós próprios foram alguns dos assuntos debatidos. Partilhamos algumas imagens destas duas semanas animadas, durante as quais a Escola ganhou nova vida! Arte sem muros e comunidade escolar de braços dados...
A nossa escola pretende constituir um banco alimentar, que sirva de ajuda, durante todo o terceiro período, às famílias do nosso agrupamento que estão a passar por dificuldades gravíssimas, neste difícil período de pandemia. A receção dos donativos (bens de primeira necessidade e de higiene) de cada aluno, professor ou funcionário será entregue no bloco E ou na papelaria. Os nossos alunos carenciados podem solicitar a ajuda, diretamente, através do link no site do agrupamento. Os «cabazes de ternura» serão recolhidos pelos próprios beneficiários na escola, à sexta-feira.
https://docs.google.com/forms/d/1x2m9hwuksZKkA_wkRXQYSUbABoVyAGWHZ6utcDy9FEU/edit?ts=608ac877
No dia 26 de maio de 2020, durante o período da manhã irá decorrer no auditório da Escola Secundária João de Barros, escola sede do Agrupamento de Escolas João de Barros, um contacto via radio amador com a Estação Científica alemã na Antártida, a Neumayer III. Este contacto só é possível graças à parceria com o Sr. Luís Califórnia, um membro da Associação Nacional de Radioamadores, (REP- Rede de Emissores Portugueses) que fornece todo o equipamento de rádio necessário para concretizar esta experiência única e concretiza a ligação.
Esta parceria com o Sr. Luís Califórnia, proprietário e operador do equipamento de rádio amador vai permitir aos alunos desta escola desenvolver estratégias de comunicação e tirar partido do intercambio cultural e científico que este tipo de contacto possibilita.
Este projeto de contacto com os cientistas da estação visa divulgar, junto dos alunos de Ciências e Tecnologias de 11ºAno, as atividades científicas desenvolvidas nessa estação, nomeadamente sobre alterações climáticas, qualidade do ar, sismologia e campo magnético da terra. Os alunos colocarão, ao cientista da estação destacado para a entrevista, questões sobre os temas indicados.
Este contacto com uma estação científica tão remota que fica completamente isolada vários meses por ano, num ambiente completamente inóspito, é uma oportunidade única para os alunos contactarem com cientistas do mais alto nível que trabalham em condições que poderiam ser extraterrestres, abrindo horizontes aos alunos deste agrupamento. Reconhece-se, também, a importância dos serviços de amador e de amador por satélite como meio de divulgação científica e tecnológica no âmbito das comunicações eletrónicas em geral e das radiocomunicações em particular, dada a inserção dos amadores e das suas associações nas comunidades e fomenta-se o acesso da população em geral, designadamente dos mais jovens, ao contacto com as radiocomunicações por intermédio do radioamadorismo.
SARAU POÉTICO
Realizou-se no dia 18 de Junho um Sarau Poética para encerrarmos as atividades do Movimento 14-20. Foram ditos poemas de autor escolhidos pelos alunos e também outros que Amália Rodrigues eternizou com a sua voz. A Biblioteca Escolar está presente nos seguintes endereços.
Visitem-nos.
A partir do visionamento de curtas-metragens de animação portuguesa disponibilizadas através da plataforma de filmes em streaming do PNC, no final do ano letivo 2020-2021, os alunos do 6.º Ano do Ensino Básico puderam desenvolver atividades pedagógicas na disciplina de Educação Visual, recriando numa superfície bidimensional momentos dos filmes Estória do Gato e da Lua e Os Olhos do Farol, de Pedro Serrazina, História Trágica com Final Feliz, de Regina Pessoa e O rapaz e a coruja, de Mário Gajo de Carvalho. Deixamos aqui a reprodução de alguns dos trabalhos com um agradecimento à Dra. Paula Sousa, que acompanhou os trabalhos dos alunos no âmbito da disciplina de Educação Visual, e também a colaboração e partilha da Dra. Carla Meira! (coordenadora equipa do PNC a nível de escola).